QUALIDADE E SEGURANÇA NO CUIDADO DE SAÚDE À PESSOAS IDOSAS

A Política Nacional de Saúde do Idoso (PNSI) visa à promoção do envelhecimento saudável, à prevenção de doenças à recuperação da saúde, à preservação/melhoria/reabilitação da capacidade funcional dos idosos com a finalidade de assegurar-lhes sua permanência no meio e sociedade em que vivem, desempenhando suas atividades de maneira independente (RODRIGUES et al, 2007). Além disso, a Portaria no 529/2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), define os conceitos de segurança do paciente, e propõe estratégias de gestão, com ênfase no cuidado seguro. Desta forma, os profissionais de saúde devem buscar estratégias para garantir o cuidado seguro à pessoa idosa. 

Este projeto estruturante tem como objetivo desenvolver ações para a melhoria da qualidade da assistência e segurança do paciente idoso. Os profissionais terão oportunidades de realizar ciclos de melhoria utilizando ferramentas da qualidade e implementar intervenções multifacetadas.

Este projeto tem relação com outros projetos de pesquisa e extensão que ainda não estão apresentados nesta página e são desenvolvidos em parceria com o Grupo Longeviver da UFRN.