INOVAÇÃO

Softwares e outras ferramentas adaptadas ou desenvolvidas em projetos do Grupo QualiSaúde

CULTURA DE SEGURANÇA

Sistema eletrônico para avaliação válida, rápida e confiável da Cultura de Segurança do Paciente (CSP) em hospitais brasileiros. 

Contém dois aplicativos gratuitos com uma versão adaptada e validada no Brasil do Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), dos Estados Unidos da América (EUA) (Andrade et al. 2017), o sistema permite o envio e preenchimento automático de questionários da CSP aos profissionais e gera indicadores referentes às 12 dimensões da CSP. O relatório é produzido em tempo real conforme os profissionais respondem o questionário, facilitando o feedback aos interessados e promoção de intervenções de melhoria da CSP.

 

GESTÃO DE RISCOS

O AGRASS (Avaliação da Gestão de Riscos Assistenciais em Serviços de Saúde) é um software com o objetivo de descrever o grau de implantação das práticas de gestão de riscos assistenciais a partir de um questionário original e validado, para auxiliar a tomada de decisão para a melhoria contínua da qualidade do cuidado e segurança do paciente. 

O sistema permite avaliar, reavaliar e comparar serviços de saúde individuais ou agregados (ex. região de saúde, município, estado) quanto ao nível de implantação das práticas de gestão de riscos assistenciais e foi desenvolvido e validado no Brasil (Gama et al. 2020).  

 

qualiparto

Você é gerente ou profissional de saúde de hospitais que prestam assistência ao parto e deseja conhecer a qualidade da assistência oferecida? Esta plataforma lhe ajudará na coleta, monitoramento e análise de indicadores da qualidade do parto, a partir da mensuração do nível de adesão às práticas baseadas em evidências e a ocorrência de eventos adversos. 

A coleta deverá ser feita com consulta aos prontuários médicos e o seu registro em dispositivos móveis ou em um computador da instituição com conexão à internet. Em seguida, o sistema gera automaticamente um relatório de avaliação com os indicadores da qualidade do parto de sua instituição. 

 

checklist da oms para partos seguros adaptado AO BRASIL

A Lista de Verificação para o Parto Seguro da Organização Mundial da Saúde requer uma adaptação às práticas de segurança já estabelecidas nacionalmente e nas instituições antes de sua implementação. 

Esta lista adaptada pelo Grupo QualiSaúde passou por rigoroso processo de consenso e validação em duas maternidades da UFRN (Carvalho et al. 2018). A lista contém 48 itens distribuídos nos seus quatro momentos de aplicação. Esperamos que sua disponibilização em formato editável ajude maternidades brasileiras a poupar trabalho e tempo ao adaptar este instrumento à sua realidade local. 

 

qUALIPRESC

QualiPresc é um instrumento desenvolvido e validado para avaliar a qualidade da escrita da prescrição de medicamentos na atenção primária à saúde (Batista et al. 2022). Pode contribuir para que gestores, educadores e pesquisadores possam avaliar e monitorar o desempenho de profissionais médicos e graduandos em Medicina quanto ao processo de estruturação do documento prescrição, que envolve informações de usuário, prescritor e medicamentos prescritos. 

O instrumento é uma planilha em formato XLSM com 14 indicadores de qualidade, sendo 13 simples e 1 composto. Facilita a coleta de dados e análise por meio gráficos de tendência que são calculados automaticamente conforme o preenchimento da planilha. 

 

Indicadores observáveis da qualidade (IOQ)

IOQ é em um instrumento adaptado transculturalmente à realidade brasileira para avaliar a qualidade das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) com foco no Cuidado Centrado na Pessoa (Oliveira et al. 2016; Oliveira et al. 2017). Pode ser utilizado por inspetores, gerentes, profissionais de saúde e, principalmente, por idosos e familiares que desejam avaliar de forma rápida e eficaz uma ILPI, mesmo tendo pouco conhecimento técnico.

A versão brasileira contém 30 indicadores que se avaliam por observação direta e estão agrupados em sete dimensões: 1- Comunicação interpessoal; 2- Prestação de Cuidados; 3- Gestão da Aparência dos Idosos; 4- Odores; 5- Adequação dos Ambientes Básicos; 6- Acesso aos Ambientes; e 7- Ambiente Familiar.

 

Indicadores de boas práticas de segurança do paciente - ISEP-BRASIL

Você trabalha em um hospital e deseja monitorar indicadores de segurança do paciente que revelem a adesão às práticas de segurança do paciente baseadas em evidência científica? Este livro apresenta os indicadores desenvolvidos e validados no Projeto ISEP-Brasil. Todos são baseados nas recomendações do National Quality Forum dos Estados Unidos (2010) e em indicadores do Projeto ISEP-Espanha (Gama et al. 2016).  

Você encontrará neste livro as fichas de indicadores, o método proposto para medir e as fichas de coleta de dados. Use todos os indicadores para um diagnóstico abrangente da segurança do paciente ou apenas alguns, para análises mais específicas. Alguns desses indicadores foram aproveitados e adaptados para a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Indicadores de bUENAS PRÁCTICAS sobre SEGURIDAD DEL PACIENTE - ISEP

Você trabalha em um hospital e deseja monitorar indicadores de segurança do paciente que revelem a adesão às práticas de segurança do paciente baseadas em evidência científica? Este livro apresenta os indicadores desenvolvidos e validados no Projeto ISEP, que foi o projeto seminal que desencadeou no projeto ISEP-Brasil cujo livro se encontra acima. Todos os indicadores foram baseados principalmente nas recomendações do National Quality Forum dos Estados Unidos (2003), tendo sido adotadas 25 de 30 recomendações para a construção de indicadores de estrutura e processo baseados em evidência científica.  

Neste livro publicado pelo Ministério de Sanidad y Consumo da Espanha, coordenado na Universidad de Murcia da Espanha pelo professor Pedro J. Saturno-Hernández, você encontrará as fichas de indicadores, o método proposto para medir e os instrumentos para coleta de dados. Eles permitem um diagnóstico abrangente da segurança do paciente no âmbito do sistema nacional de saúde espanhol, pois foi construído e medido em dezenas de hospitais desse país. Alguns dos indicadores deste projeto foram aproveitados no Projeto ISEP-Brasil.