Aqui você encontrará o material necessário para realizar uma capacitação de 12 horas sobre como implementar a LVPS. O conteúdo está dividido em três módulos:
O que é a Lista de Verificação da OMS para o Parto Seguro?
A Lista de Verificação para Partos Seguros da Organização Mundial da Saúde é um instrumento para melhorar a qualidade dos cuidados prestados às mulheres que dão à luz, e está organizada em quatro etapas de práticas essenciais ao parto, baseadas em evidências científicas, que ajudam a prevenir as principais causas de morte materna, de natimortos por causas intraparto e das mortes neonatais que ocorrem em unidades de saúde, em todo o mundo.
O que é a estratégia de implementação?
A estratégia de implementação para a LVPS descreve como deve ser utilizada e implementada esta ferramenta, de modo a favorecer o uso contínuo da lista com informações a respeito do seu objetivo, de como implementá-la e prestar apoio à maternidade por meio da tutoria e monitoramento dos indicadores pelo QualiParto.
Por que usar a Lista de Verificação da OMS para o Parto Seguro?
COSTA, A. R. C.; IMOTO, A. M.; GOTTEMS, L.B.D. Videocase "Parto Seguro": Sensibilização dos profissionais para o uso da Lista de Verificação do Parto Seguro. Youtube, 1 de jun. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rQo0P-27z0U.
O Módulo Parto Seguro fornece uma visão geral sobre o contexto internacional e nacional da mortalidade materna e neonatal e apresenta a Lista de Verificação da OMS para partos seguros como proposta de melhorar a segurança das mulheres e recém-nascidos durante o parto.
Os objetivos deste Módulo são:
Sensibilizar os profissionais de saúde das maternidades que é preciso melhorar a segurança das mulheres e recém-nascidos durante o parto;
Sensibilizar os profissionais de saúde das maternidades que a Lista de Verificação para Partos Seguros da Organização Mundial da Saúde é uma estratégia para reduzir morte materna e neonatal.
MORIM, J. 2019. Evitável. Fiocruz. Bebinho Salgado 45 Ltda, 26 min. Disponível em: https://videosaude.icict.fiocruz.br/filmes/evitavel/.
O Módulo Promover trará uma visão geral de como utilizar a LVPS da OMS.
Os objetivos deste Módulo são:
Promover a instrumentalização dos profissionais de saúde para aplicarem práticas essenciais para partos seguros, com o intuito de melhorar a qualidade dos cuidados prestados às mulheres e recém-nascidos durante o parto;
Descrever os itens da Lista de Verificação para Partos Seguros da OMS;
Relacionar os itens da Lista de Verificação para Partos Seguros da OMS com os quatro pontos de pausa no momento do parto e nascimento.
O Módulo Apoiar orienta os profissionais a atuarem enquanto apoiadores da implementação da LVPS e monitorem os indicadores de boas práticas, eventos adversos e adesão à lista por meio do QualiParto.
Os objetivos deste Módulo são:
Capacitar os profissionais para exercer tutoria e apoiar os tutores da implementação da lista de forma eficaz.
Capacitar os profissionais para :
Monitorar indicadores de interesse, dar e receber feedback sobre a adesão à LVPS;
Avaliar o efeito da LVPS e interpretar os resultados nos processos e resultados da atenção ao parto;
Identificar, a partir do monitoramento, situações-problemas passíveis de intervenções com ciclos de melhoria contínuos.