O projeto de extensão Qualidade e segurança no cuidado à saúde das pessoas idosas, tem como foco:
Desenvolver atividades de caráter formativo junto aos profissionais de saúde e áreas afins que atuam nos diferentes níveis de atenção à saúde (primária, secundária e terciária) com vistas a cultura de segurança na qualidade do cuidado às pessoas idosas;
• Promover oficinas de sensibilização com orientações para equipes e dirigentes das instituições envolvidas;
• Desenvolver ações voltadas para prevenção de doenças e agravos na perspectiva do cuidado seguro;
• Sensibilizar estudantes de graduação e pós graduação quanto ao fenômeno do envelhecimento da sociedade e suas repercussões na saúde.
O projeto busca difundir práticas seguras, estimular a cultura de segurança junto a população idosa, além de integrar academia e serviços na prevenção de eventos adversos.
As atividades de extensão serão realizadas por meio de ações educativas, elaboração de materiais de apoio, desenvolvimento de painéis de monitoramento em parcerias institucionais.
Disseminar conhecimento científico atualizado e qualificado das questões que envolvem o envelhecimento humano e os aspectos relacionados à longevidade e suas implicações na vida social, pública e individual.
O projeto visa disseminar e fortalecer a cultura de segurança nos serviços de saúde direcionado às pessoas idosas, alinhado às diretrizes da RDC nº 36/2013 e ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
Nesse cenário, o projeto surge como estratégia essencial para:
Apoiar os serviços de saúde no alcance de uma assistência e atenção segura à população idosa;
Promover ações de prevenção de riscos e agravos à saúde das pessoas idosas;
Fortalecer a integração entre academia e serviços;
Disseminar a cultura de segurança e consolidar práticas seguras diante do envelhecimento da população.