Projeto Parto Seguro
Parto seguro: melhoria da qualidade e segurança no parto
O objetivo deste projeto é avaliar a implementação de estratégia multifacetada que inclui a Lista de Verificação para Partos Seguros (LVPS) da Organização Mundial de Saúde (OMS) e seus efeitos sobre a qualidade na assistência materno-infantil em maternidades brasileiras. A LVPS é uma ferramenta de alerta para realização de práticas baseadas em evidência na assistência, visando a redução das lacunas entre o conhecimento científico e as práticas essenciais para o parto. A ideia é que essa estratégia, seja baseada na ciência da implementação e na LVPS da OMS, sendo assim, capaz de melhorar boas práticas e reduzir eventos adversos relacionados ao parto em larga escala no Brasil.
Baixe aqui a versão 2.0 da LVPS e a LVPS adaptada


Momentos importantes de implementação do projeto:
O artigo "Adaptation and validation of the World Health Organization's on Safe Childbirth Checklist for the Brazilian context" objetivou adaptar culturalmente e validar o Safe Childbirth Checklist (SCC) da OMS para os hospitais brasileiros. O SCC adaptado para o Brasil foi denominado Lista de Verificação para o Parto Seguro - Brasil (LVPS-BR). A LVPS original contém 29 itens, já a LVPS adaptada, 49 itens. O processo de validação disponibilizou uma LVPS potencialmente útil para o contexto brasileiro, apresentando indícios de validade e viabilidade para o contexto nacional.
Momentos de implementação da Lista de Verificação para o Parto Seguro:
Fonte: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/guia-lista-de-verificacao-da-oms-para-partos-seguros/
É necessário lembrar das várias práticas que os profissionais de saúde devem executar em uma situação complexa.
Software de Monitoramento - Plataforma QualiParto
A plataforma QualiParto é uma tecnologia desenvolvida para auxiliar o monitoramento da qualidade do cuidado e segurança do paciente na assistência ao parto. Inclui coleta e análise automática de indicadores de boas práticas obstétricas, adesão à adesão ao Checklist para Organização Mundial de Saúde (OMS) e de eventos.
Nossas experiências com a LVPS
O que nossos achados apontam
Utilizar a LVPS pode estimular a adesão a Boas Práticas relacionadas ao parto, reduzir a incidência e severidade dos Eventos Adversos e partos com complicações graves;
Fatores contextuais, como a cultura de melhoria da qualidade e segurança do paciente nas instituições participantes, apoio para o monitoramento e feedback contínuo de indicadores, bem como o envolvimento das principais lideranças e do Núcleo de Segurança do Paciente, podem ter contribuído para estes resultados.